cultivo de morangos

Como os morangos frutificaram

Comecei meu cultivo de morangos no ano passado, quando comprei três mudas da senhora que fica na entrada do Parque da Água Branca aos sábados (a mesma que vende bokashi). Deram alguns frutos, mas o melhor é que deram vários filhos. Os morangos passaram meses “esticando as patinhas” e enraizando nos vasos vizinhos.

Esse ano eu separei as mudas e replantei em duas jardineiras e na lateral do canteiro elevado:

morangos
Essa foto é de maio/2015, do dia em que plantei. Veja aqui abaixo como esse canteiro está agora, em setembro 🙂

(Nesse vídeo mostro como fiz os buracos no canteiro elevado – além de outras ideias para “suspender” os morangos).

Fiquei toda feliz achando que finalmente ia ter uma colheita de morangos que enchesse uma cumbuca. Mas não: as folhas dos morangos estavam lindas, mas nada de flor e fruto. Meu cultivo de morangos estava empacado.

Então encontrei, por acaso, durante uma caminhada no bairro, minha vizinha e amiga hortelã Lu Cury. Falamos dos filhos – os cachorros, gatos e plantas 😉 Comentei sobre meus morangos e ela me disse: “Tem uma pizzaria perto da sua casa? Vai lá e pede um pouco de cinza do forno. Põe na água, espera uns dias, e molha os morangos com essa água com cinza”. Claro que já estudei, já li, já ouvi muita conversa, já acompanhei post sobre os três principais macronutrientes fundamentais para a nutrição do solo e o cultivo de qualquer coisa – os famosos N – nitrogênio, P – fósforo, K – potássio. O que eu não sabia era que o potássio é fundamental para a floração. Viva a Lu!

Algumas semanas depois do truque da água com cinza*, os morangos começaram a florescer, e já comecei a colher frutinhas das jardineiras. Mas as mudas do canteiro não floresceram. Talvez pela dificuldade da água com cinza entrar no solo, sendo que as mudas estão na vertical. Porém o canteiro está lindo, olha:

cultivo de morangos

Não sei se a minha colheita vai ser o suficiente para encher uma cumbuca, já que passou da época dos morangos, que gostam de um clima mais frio. Mas fiquei super contente. É muito bom alimentar o solo e ver a terra respondendo!

morangos
Quando começou a frutificar, fiz esse “forro” para os morangos não encostarem no solo, para não apodrecerem.

Nesse vídeo mostro como plantei as mudas na lateral do canteiro elevado – além de outras ideias para “suspender” os morangos:

*Utilize cinza da queima de madeira ou folhas. Não use cinza de churrasqueira – não pode ter gordura.

Veja todos os posts sobre a horta aqui.

Gostou? Segue a Herbívora no Facebook pra ver os próximos textos sobre hortas, bichos, comida.
E no YouTube pra dar umas risadinhas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*