Cat cafe: gatos e comida vegetariana

Imagine um lugar em que você pode comer deliciosa comida vegetariana (sem nenhum derivado de animais) e afofar gatos. Pois esse lugar existe e eu estive lá! É o Blue Cat Cafe, em Austin, Texas (EUA). Os cat cafes existem em vários países e estão se proliferando nos Estados Unidos. Eu nunca tinha ido em um, e quando soube que o Blue Cat era bem pertinho de onde estou hospedada, fui lá correndo. Tive uma manhã deliciosa afofando gatos, comendo comida boa e fazendo amizade com adultos e crianças também fascinadas por gatos.

No Blue Cat o cardápio inteiro é vegetariano estrito (sem nenhum derivado de animais). Comi uma ótima quesadilla de feijão preto, nachos e tomei café, enquanto os gatos passavam por baixo de mim e por cima da mesa. Lá pode. Eles passeiam livremente por onde quiserem, interagem com quem estão a fim, e só há uma regra: humanos não podem pegar os gatos no colo (quase que eu não consigo cumprir, claro).

Eu perguntei para Lauren, gerente do local, se a finalidade de abrir um cat café era ter um negócio, ganhar dinheiro – ou se era para ajudar os gatos. “Os dois”, ela disse. E me explicou que O Blue Cat é praticamente um “abrigo chique”. O negócio é uma maneira de, ao mesmo tempo, proporcionar qualidade de vida para gatos que foram resgatados, e financiar os custos de um abrigo, que são altos.

“Não vamos ficar ricos nesse tipo de trabalho. Mas não me importo. Estou fazendo o que eu gosto” – disse Lauren (e eu sorri por dentro, porque isso tem tudo a ver com a noção de que o trabalho é função no mundo. E um cat café é uma ideia maravilhosa pra quem quer ter um trabalho que une função social – ajudar o mundo e os seres – com possibilidade de sustento).

Atualmente moram nove gatos no Blue Cat, todos vindos da Humane Society e disponíveis para adoção. O café tem uma taxa de cerca de uma adoção por semana. Os gatos têm um espaço enorme, comida e água à vontade, brinquedos e diferentes ambientes, com passarelas, túneis, tocas e até um gatil que fica no sol e tem grama no chão.

E eu não podia ter tido uma manhã de aniversário melhor que essa. Gatos, comida vegana, trabalho como função no mundo. Só agradeço <3

 

___

Gostou? Veja mais posts sobre bichos.

E sobre comida.

Siga Herbívora no Facebook.

E no HerbivoraTube.

Quer ficar sabendo das novidades? Assine a newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*