A horta em dezembro

Depois da abundância de tomates na horta de inverno/primavera, a horta da laje agora está em um período de descanso e preparação para os próximos cultivos. Isso é o que está acontecendo:

  • Os tomateiros chegaram ao fim do seu ciclo. Ontem eu tirei o que ainda restava, um par de pés que estavam servindo mais como berço de percevejos. Só sobrou um que parece ainda saudável e está com uns tomatinhos verdes.
  • O canteiro elevado/hugelkultur está quase vazio. Ainda tem algumas beterrabas – ontem colhi algumas. Ali reina o imenso pé de couve-flor – que parece que está começando a dar a flor! Ele também está com pulgões de novo – mas dessa vez a infestação não é tão grande e eu resolvi fazer nada. Apenas adubei com composto e vou confiar no equilíbrio do meu pequeno ecossistema. Quem sabe aparecem as joaninhas?
  • No canteiro elevado também tem dois pés de kale que estão meio tristes, mas estou deixando pra ver se dá semente. E na lateral tem um monte de morangos lindos e vistosos, que já estão dando filhos. O canteiro elevado será desmanchado em breve, para reparos.
  • Nos vasos ao lado a situação também é repleta de: morangos. Todos reproduzindo. A safra de inverno 2017 promete muitos moranguinhos!
  • De novidade, tem a batata doce roxa. Uma delícia que compro na feira orgânica do parque da Água Branca. Cortei alguns pedaços e plantei no tambor de máquina de lavar achado na rua.

Dá uma olhadinha nas últimas fotos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*