O circuito vegano de Porto Alegre

Pra mim é um mistério o motivo de Porto Alegre ser tão pródiga em restaurantes e lugares de comida vegetariana/vegana. Mas o fato é que é. Cada vez que vou pra lá tem um lugar novo pra conhecer. E sempre foi assim, desde a época em que nem se falava em veganismo ainda. Nos anos 90 Porto Alegre tinha vários restaurantes ovo-lacto-vegetarianos a quilo no centro, que eram frequentados em massa pelo pessoal dos escritórios (eu vivia almoçando neles com meu vô). Também tinha a Coolmeia, uma cooperativa ecológica que oferecia almoço e lanches ovo-lacto-vegetarianos e foi a responsável pela criação da hoje enorme e linda Feira Orgânica da Redenção. Ah, e tinha a Associação Macrobiótica, em plena Rua da Praia, no centro – cujos almoços diários também eram bem concorridos.

Hoje Porto Alegre tem desde bistrôs fofos com comida excelente até iniciativas autogestionadas, voltadas ao ativismo vegano. Tem pra todos os gostos. Dessa vez visitei velhos favoritos e conheci novos. E me fartei de guloseimas! Segue uma listinha da Porto Alegre vegana:

porto alegre veganaEstômago Café Vegano – inaugurado em abril, esse café fica em uma casa de esquina, antiga, no bairro Moinhos de Vento. Tem um jeitinho e decoração  típica de casa de vó. É tudo fofo, bonitinho, aconchegante. Não servem almoço, mas cafés, capuccinos (com um leite de coco super suave) e guloseimas como empada, coxinha, pastel, tortas… perfeito para um chá da tarde.

Rua Miguel Tostes 275

É tão fofo que tem galeria de fotos:

 

___

Donna Laura – um lugarzinho pequeno, no centro da cidade, e cheeeeeio de coisa boa. Donna Laura tem almoço – buffezinho de saladas e prato feito – por R$ 16. E nas vitrines tudo que você possa imaginar de laricas: negrinho, branquinho, cueca-virada, pastel, strudel, folhado, torta, bolo, brownie, quindim… Fica aberto desde de manhã até o café da tarde.

É tão delicioso que tem galeria também:

 

___

porto alegre veganaLa Rouge Bistrô – pra mim, o melhor restaurante vegano do Brasil. Os donos são um casal que trabalhou em um navio do Greenpeace. Pratos criativos e caprichados tanto na execução quanto na apresentação. Aqui não tem gororoba de proteína texturizada; os ingredientes costumam ser sofisticados – como castanha de caju para molhos e queijos e aquafaba para o mousse de chocolate. Não é um restaurante barato, mas vale a pena.

Avenida Mariland, 1587 – (51) 3019-7638
___

porto alegre veganaColônia Villanova – não é vegano, mas é inclusivo: no dia em que fui almoçar lá era possível veganizar qualquer uma das opções do almoço. E tem brownie vegano com calda de sobremesa. E é na zona sul. E já tem post aqui no blog também.

Estrada João Salomoni, 600, Loja 101 – (51) 3261-8470
___

porto alegre veganaCafé Bonobo – sobre esse já fiz até um post separado, tão encantada que fiquei quando fui no ano passado. Eles trabalham com insumos são orgânicos e comprados de pequenos produtores locais, e também dão cursos.

Rua Castro Alves, 101 – (51) 3013-1464
___

Germina – almoços sem preço e concorridos. Fui lá no domingo, para comer uma feijoada, e já tinha acabado. Fiquei sem saber como era a comida, mas o lugar eu achei lindo. É um restaurante gerenciado por um coletivo. Ah: sem preço não quer dizer de graça, e sim que cada um paga o que acha justo, o que pode, o que quer.

Rua Professor Duplan, 60 – (51) 3012-3203
É tão inspirador que também tem:

 

 

E tem vários outros que ainda não fui (por exemplo o MM lanches). Além disso, deu pra perceber que vários lugares que não são vegetarianos/veganos oferecem opções para quem não consome produtos animais. Valeu, Porto Alegre!
___

 

Gostou?

Veja mais posts sobre comida.

Siga Herbívora no Facebook.

E no HerbivoraTube.

Quer ficar sabendo das novidades? Assine a newsletter.

5 comentários

  1. Não esqueçam dos orientais ovo-lacto-vegetarianos do centro: Século, Suy Yuan e Formosa 😉

  2. Vitória

    Amo encontrar esses roteiros com lugarzinhos veganos!! Segue a minha singela contribuição pra listinha: Vê, Raw (maravilhosoo, ida obrigatória), Urban Farmcy <3 (maravilhoso ao cubo!! Apenas o restaurante mais incrível de Porto Alegre!!), Mantra e Noz 🙂

  3. Tem também a confeita, que fica na Miguel Tostes 897. Não é vegano mas sempre tem opções deliciosas de salgado e doces! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*